Dividir despesas comuns ao condomínio com os moradores das outras unidades, que normalmente são gerenciadas por um síndico (morador ou profissional) e uma administradora de condomínios contratada para cuidar da parte burocrática desta "empresa", também gera algum estresse.
Interessante saber que é possível ser feita uma auditoria nas contas deste condomínio; benéfica para o síndico, administradora e para os moradores, maiores interessados, já que todo o custo recai sobre eles.
Esta auditoria tem por finalidade apurar todo o conteúdo dos Balancetes, Receitas e Despesas, revisar as contas-correntes, contas poupança e os investimentos efetuados; conferir os documentos apresentados, impostos, taxas e encargos recolhidos, se estão de acordo com as normas e princípios contábeis, orientar e fazer recomendações a respeito dos procedimentos corretos, para que haja uma harmonia entre os moradores, síndico e administradora.
Efetuar levantamento de possíveis erros ou fraudes, apresentando Relatório e Laudo Técnico ao Conselho Fiscal/Consultivo, com todos os pontos relevantes, que por sua vez será apresentado em Assembleia para discutir os fatos.
Em geral, o custo é bem acessível e recomenda-se que seja feita uma auditoria a cada ano.
Uma ótima dica: Antes de adquirir um imóvel usado, em condomínio, peça para ver junto à administradora os últimos Balancetes, verifique a incidência de inadimplência, quando foi efetuada a última auditoria e se foram seguidas as recomendações dadas.
Comentários são bem-vindos!
Comentários
Postar um comentário